terça-feira, novembro 30, 2004

Decisão inesperada


O Presidente da República, Jorge Sampaio, vai dissolver a assembleia da república e convocar eleições antecipadas.

Jorge Sampaio deu 48 horas a Santana Lopes para fazer uma remodelação mais “profunda” no governo. Hoje, dia para o qual foi marcada a reunião e na qual o Primeiro-Ministro iria apresentar as alterações no governo, acabou por não o fazer.

O Presidente da República expressou logo no início da reunião as suas intenções a Santana Lopes.

Santana Lopes em declarações, após o encontro, comunicou que “o governo aceita a decisão do Sr. Presidente da República, mas não compreende tal decisão, uma vez que há maioria absoluta no parlamento”.

Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, referiu que “ainda bem que foi tomada esta decisão”, mostrando a intenção da oposição na dissolução do parlamento e em eleições antecipadas.

Para Ricardo Costa, jornalista e comentador político da SIC, Pedro Santana Lopes não conseguiu conduzir o seu governo, pelo menos de forma coesa.

Há um assunto que fica pendente: haverá tempo para se fazer eleições no PSD? Ou será que o ainda primeiro-ministro é, actualmente, líder indiscutível do PSD?

O governo irá manter-se no poder até à data das eleições, que se realizarão, provavelmente, em fins de Fevereiro, inícios de Março de 2005.
Fontes: RTP, SIC, Expresso on-line

Sem comentários: