quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Alegados membros da ETA planeavam atentado em Valência


Agentes do Corpo Nacional da Polícia Espanhola detiveram, hoje de manhã, em Valência, dois presumíveis membros da ETA que planeavam cometer um atentado antes do referendo sobre a Constituição Europeia marcado para Domingo.

Os alegados membros da ETA, Mikel Orbezogo e Sara Bajaena, foram detidos na posse de uma bomba-lapa que pretendiam fazer explodir em Valência, no decorrer da semana.

Mikel Orbezogo foi detido numa rua perto da pensão onde passou a noite, enquanto que Sara Bajaena foi interceptada no quarto da mesma pensão.

A polícia encontrou, para além da bomba-lapa (utilizada para colocar por baixo dos automóveis, por exemplo), 350 gramas de massa de explosivo para elaborar outro artefacto similar, duas pistolas, 25 cartuchos de dinamite Titadyne, muita documentação falsa e ainda uma lista com nomes de políticos, empresários e juízes.

Os detidos “faziam parte de um comando terrorista da ETA que ia cometer vários atentados”, afirmou o Ministério do Interior.

As detenções deram-se após um ‘primeiro encontro’ dos agentes de informação com dois indivíduos suspeitos que se encontravam nas proximidades de Valência. Aquando da tentativa de identificação, um deles puxou de uma arma e começou a disparar contra os polícias, acabando, ambos, Mikel e Sara, por fugir.

Logo depois do tiroteiro e consequente fuga, a polícia conseguiu localizar a pensão onde estavam hospedados os dois alegados membros da ETA, dando-se, aí, as detenções.

Fontes: El Mundo e El País

Sem comentários: