sexta-feira, março 11, 2016

Marcelo "O Sorridente"

Não era preciso esperar pela tomada de posse oficial do Presidente Marcelo para saber que o Protocolo, a Segurança e todas as variáveis que rodeiam o Presidente da República de Portugal iam ter de começar, rapidamente, a reformular-se porque tinham um problema em mãos. Ou melhor, não têm problema algum! Este é um Presidente porreiro, que quer estar próximo das pessoas. Não do povo. Percebem a diferença? Para ele só há Pessoas, Portugueses, aqueles que o elegeram e a quem deve também respeito.


Em poucos dias, Marcelo "O Sorridente" conseguiu centrar as atenções de todos: chegou a pé à tomada de posse; escolheu um discurso de união, citando Miguel Torga, e soube - sabe-o fazer melhor do que ninguém - conciliar. Foi isso que simbolizou a cerimónia inter-religiosa "sem precedentes" em que participou - e sobre a qual teve responsabilidades - na Mesquita de Lisboa.No dia seguinte foi ao Porto, num sinal evidente de que o país não é só Lisboa. No Sábado abre as portas do Palácio de Belém para receber os mais curiosos. E vai mesmo estar lá, ou não fosse ele o anfitrião.

Apesar de toda esta liberdade de circulação, Marcelo vai ter de adequar a sua personalidade ao cargo e agenda que agora assume. Terá muitos desafios pela frente e, certamente, decisões difíceis. Antecipar o seu mandato seria um acto de pura adivinhação. Ainda assim, o que fica, para já, é esta imagem de um Presidente que dá quase vontade de convidar para um café matinal para uma pequena conversa sobre as capas dos jornais do dia.

Vai uma bica Sr. Presidente?


Sem comentários: