terça-feira, março 15, 2016

A bicharada agradece

Demorou tempo (demais!) mas Portugal está a evoluir, finalmente, numa área que há muito deveria ter descolado mas que por imposição dos políticas adoptadas ficou a repousar na gaveta.

Daqui em diante - e até que se lembrem de alterar a legislação, as pessoas que tiverem animais e, por conseguinte, despesas com veterinário vão poder deduzir 15% do IVA. Trata-se de uma dedução automática, desde que seja pedida factura com número de contribuinte, até um máximo de 250 euros por agregado familiar. Pode ainda ser pouco, mas vale pelo princípio que defende!

Escusado será dizer que todos os portugueses que têm e amam os seus animais - e já agora, que os tratam com dignidade - ficaram imensamente satisfeitos com esta medida. Não pelo valor da dedução em si mas pelo princípio... porque já lá vai o tempo em que o animal estava preso com uma corrente no pescoço e "servia" apenas para guardar a casa.

Que esta nova legislação sirva também para que mais pessoas que têm animais os tratem com o respeito e carinho que eles merecem: que não se esqueçam deles nas férias ou que não os larguem quando se tornam adultos. Que os tratem como família porque quando os temos é isso mesmo que representam!






Sem comentários: