quinta-feira, março 17, 2016

Corrupção? Tchau querida!

O Brasil está a provar ao mundo que tudo é possível. Tem mostrado - e não é o único país a fazê-lo - que, se quisermos, a Corrupção e a Impunidade/Imunidade podem ser filhos do mesmo pai. Ou neste caso da mesma mãe.

A decisão de Dilma Rousseff de nomear Lula da Silva para Chefe da Casa Civil, um cargo de relevo no Brasil, é de uma gravidade intratável. Parece-me óbvio que todos devemos partilhar a máxima de que, até prova em contrário, todos são inocentes. O que não pode acontecer é nomear-se alguém, dando-lhe imunidade, para o livrar da justiça. Pode dizer-se que é injusto mas, mais importante, é intolerável que o chefe de Estado de um país o faça.

As manifestações numerosas do povo brasileiro nas ruas de pouco lhes vale. Liberta-lhes a alma mas Dilma e agora Lula estão reféns do poder. O primeiro não renuncia e o segundo aceita a porta para imunidade que acaba de lhe ser escancarada.

Na prática, Lula, ao aceitar o cargo de chefe da Casa Civil, vai poder ser investigado apenas pelo Supremo Tribunal de Justiça do Brasil. Fica, para já, livre de outras investigações. Ficará livre da crítica da opinião pública? Logo veremos por quanto tempo durará a memória do povo brasileiro.

Infelizmente, já se percebeu que não basta pedir a demissão de Dilma ou gritar "vergonha" e "ladrão" porque no Brasil - como noutros países - a corrupção está em todo o lado: na favela ou no bairro chique.

No filme Wall Street, Michael Douglas, no papel de Gordon Gekko, afirmava que "greed is good, now it seems it's legal". No Brasil parece estar a acontecer o mesmo. Não é apenas a ganância mas principalmente a Corrupção que parece estar a ser legalizada.

Só espero que, tal como disse Lula a Dilma na conversa telefónica agora divulgada, a resposta do Brasil à Corrupção seja: tchau querida!

Sem comentários: