terça-feira, outubro 12, 2004

“Corrida de Toupeiras”

Núcleo duro da Soeiro determina sucessor de Carvalhas
Contra todas as expectativas, Carlos Carvalhas anunciou na passada terça-feira a sua renúncia ao cargo de secretário-geral do PCP. Apesar do próprio Carvalhas ter abordado esta hipótese há um ano atrás, nada fazia prever que esta decisão fosse tomada com tanta celeridade e em plena campanha eleitoral pelo PCP Açores.
Pelo que é dado a entender, o culminar do ciclo de Carvalhas (doze anos como secretário-geral) está ainda bem longe de um total esclarecimento. Ao que tudo indica, a divisão dentro do partido está cada vez mais inflamada. De um lado, temos o núcleo duro da rua Soeiro Pereira Gomes e do outro lado da “barricada” as vozes renovadoras do partido.
De facto, e contra a vontade da ala que pretende “rejuvenescer” o PCP, a decisão sobre o sucessor de Carvalhas parece já estar tomada, sendo que o nome mais falado é o de Jerónimo de Sousa. Esta sentença de secretaria, ameaça incendiar o partido dado que o nome de Jerónimo de Sousa é sinónimo de retorno ao passado para uma grande parte dos militantes comunistas, entre os quais se destaca um importante núcleo de presidentes de câmara eleitos pelo PCP no Alentejo.
Imune aos exemplos democráticos de outros partidos, o núcleo duro dos comunistas parece querer silenciar definitivamente todas as vozes dissonantes que pretendiam um estilo de liderança mais aberto em relação à sociedade, no sentido de revigorar o partido. Falta, no entanto, saber se esta ferida não irá causar no futuro uma “infecção” irremediável no seio do PCP com repercussões óbvias no ciclo eleitoral do próximo ano.

Fonte “Expresso”

Sem comentários: