segunda-feira, outubro 31, 2005

Direitos apenas na forma...

"A AIR LUXOR NÃO TRANSPORTA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAPublicação de um mail recebido de um leitor da Fundação Canzoada:

PORTUGAL NO SEU PIOR - EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO!

Sabem a melhor?Perguntei ao Sr. Rui Perdigão da "Air Luxor" para ele então me dar datas disponíveis para férias em Moçambique, Brasil ou Cabo Verde, salientando que o quarto no hotel onde ficasse hospedado teria de ter condições para deficientes devido á minha esposa se deslocar em cadeira de rodas. O Sr. Rui Perdigão disse-me para eu esperar um pouco e passado uns segundos voltou ao telefone dizendo-me: Lamentamos muito, mas desde o dia 7 de Junho que a "Air Luxor" deixou de transportar passageiros deficientes.

Como devem compreender acho que com esta atitude a companhia aérea em questão está a praticar "Exclusão e Discriminação" para com os deficientes deste País. Acho inconcebível que uma companhia aérea nacional não preencha um dos requisitos minímos que é o transporte de deficientes.

Agradeço que divulguem este bom serviço prestado pela "Air Luxor". Só mesmo num país do TERCEIRO MUNDO é que este tipo de situações poderiam vir a ocorrer.

Virgilio «"Air Luxor Tours - Call Center" ALT-CallCenter@airluxor.com 14-07-2005 15:11»

Após este contacto do meu marido com a referida transportadora e, não querendo acreditar no que estava a ouvir, tentei marcar uma viagem na Companhia aérea AIR LUXOR. Após a verificação da data a marcar e do número de lugares, disse ao funcionário que um dos lugares era para um deficiente motor.

Resposta do meu interlocutor:

-Desde o dia 7 de Junho que a Air Luxor não faz transporte de passageiros em cadeiras rodas. (antes ainda me questionou se o passageiro de cadeira de rodas podia subir as escadas para o avião - apeteceu-me logo dar uma má resposta mas consegui conter-me).

Reclamei, como é óbvio e vou levar ao limite a luta contra esta discriminação que a referida companhia está a praticar: não transportar deficientes motores nos meses em que a afluência ao serviço é grande, é estar a impedir a acessibilidade ao exercício do direito de cidadania, é estar a violar o meu direito de igualdade e liberdade. Esta exclusão social no sec. XXI, não pode nem deve passar sem que seja altamente divulgada. Vou lutar pelo meu direito à acessibilidade quando e onde o desejar. Não será a Air Luxor a decidir os meses em que devo ou não viajar. Já não está em causa a viagem mas sim a discriminação e a exclusão.

Conto com a ajuda de todos para a divulgação de mais uma injustiça no mundo de "Salve-se quem puder"

ACESSIBILIDADE É UM CONCEITO LATO QUE SIGNIFICA POSSIBILIDADE DE ACESSO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AO MEIO EDIFICADO PÚBLICO E PRIVADO, AOS TRANSPORTES E ÁS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO."


Email recebido que achei por bem divulgar...