segunda-feira, janeiro 03, 2005

José Sócrates desmente subida do IVA


O Secretário-geral do PS, José Sócrates, não exclui a hipótese de aumentar os impostos caso seja eleito primeiro-ministro, embora rejeite um aumento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

José Sócrates falou hoje aos jornalistas após um encontro com professores que teve como objectivo preparar o seu programa eleitoral.

Confrontado com a notícia publicada no Diário de Notícias de hoje, a qual referia a intenção do líder do PS em aumentar o IVA em um por cento caso fosse eleito primeiro-ministro, José Sócrates mostrou-se irritado e recusou tal afirmação. Prosseguiu, assegurando que “é uma notícia falsa. O PS não vai fazer aquilo que o DN diz que o PS vai fazer. Não vale a pena perder tempo com notícias falsas.”

Desagradado com a insistência dos jornalistas, José Sócrates ainda referiu “que foi o PSD que aumentou o IVA e não o PS.”

O Secretário-geral do PS admitiu que, caso o PS ganhe as eleições, há a possibilidade de mexer nos impostos. Explicou que “com certeza isso é uma das funções do governo. Estará sempre disponível para resolver os problemas económicos.”

Quando questionado sobre uma eventual descida dos impostos, Sócrates afirmou que “com certeza que não. Baixar os impostos? Eu já disse no Parlamento que não vou baixar os impostos.”

Caso José Sócrates ganhe as eleições legislativas e, por ventura, aumente o IVA, não será o primeiro a fazê-lo, uma vez que este mesmo imposto já foi o suporte de outros governos no aumento da receita fiscal.

Fonte: Lusa

Sem comentários: