segunda-feira, julho 16, 2007

O final do programa nuclear?



As últimas informações indicam que a Coreia do Norte de Kim Jong Il vai abandonar o seu programa nuclear. Durante o dia de hoje, inspectores das Nações Unidas vão reentrar no país. Esta autorização, depois de múltiplas tentativas frustradas, é o reflexo do acordo celebrado na última ronda de conversações a seis.

De acordo com o chefe da equipa de inspectores da Agência Internacional de Energia Atómica, Adel Tolba, “com o tipo de ajuda que recebemos [recebem] da Coreia do Norte nas últimas semanas, pensamos [pensam] realizar o nosso [deles] trabalho de desmantelamento do programa nuclear com sucesso”.

A equipa, constituída por dez investigadores, parte hoje de Pequim para Pyongyang na Coreia do Norte. Quatro anos e meio após a ordem de expulsão que levou à reactivação do reactor nuclear de Yongbyon e após a realização do primeiro teste em Outubro de 2006, aparecem os primeiros sinais que podem levar ao fim do isolamento do país e das várias sanções.

De salientar que o reactor foi desactivado depois de a Coreia do Sul ter enviado um carregamento de combustível para o Norte e de os Estados Unidos terem assegurado o final das sanções impostas.

Sem comentários: